8.1.14

Acupuntura como tratamento para a desordem bipolar


>






Professora associada da Universidade do Texas, a Dra. Tricia Suppes está pesquisando a utilização da acupuntura como tratamento suplementar contra a desordem bipolar, também chamada de psicose maníaco-depressiva.

Segundo a pesquisadora, a desordem bipolar é uma doença mental comum, grave e persistente que, sem um tratamento efetivo, pode representar uma ruptura na vida dos pacientes e suas famílias.

"Se o tratamento for inadequado e o paciente não responder aos medicamentos disponíveis, a doença pode privar-lhe de seu emprego, de seu casamento e mesmo de sua vida. A necessidade de um novo tratamento é crítica."

Suppes está iniciando um estudo que envolverá pacientes com idades entre 18 e 65 anos que estejam no estágio depressivo da desordem bipolar.

Nessa desordem, os pacientes oscilam entre a depressão e a euforia, irritação extrema ou cólera.

O estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental, será o primeiro a avaliar a acupuntura como um suplemento para o tratamento medicamentoso contra desordem bipolar.

Suppes quer descobrir se o uso suplementar da acupuntura poderá permitir a redução dos medicamentos.

Os medicamentos psicotrópicos atuais utilizados no tratamento da desordem não são efetivos para todos os pacientes.

Segundo a doutora, alguns pacientes precisam tomar uma combinação de drogas que podem causar efeitos colaterais significativos, além de custarem caro para pessoas sem plano de saúde.

Segundo Suppes, os preços dos medicamentos levam alguns pacientes a interromperem o tratamento.

O estudo envolverá 30 pacientes, de ambos os sexos, divididos aleatoriamente em dois grupos.

Alguns receberão acupuntura diretamente direcionada para o tratamento dos sintomas depressivos.

Outros receberão acupuntura padrão. Os pacientes, que continuarão recebendo medicamentos durante o estudo, não saberão qual o tipo de acupuntura estarão recebendo.

Todos serão tratados durante um período de 8 semanas.

Ao final do estudo serão oferecidos tratamentos com acupuntura direcionada contra a depressão ao pacientes que receberam apenas acupuntura padrão durante a pesquisa.

Fonte: Fonte: Universidade do Texas

Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Comment

facebook