25.1.19

Sintomas comuns na Bipolaridade


>






O transtorno bipolar é uma doença mental grave, crônica, recorrente e incapacitante. Enquanto alguns raros indivíduos podem experimentar somente um único episódio de mania e depressão em suas vidas, mais de 95% das pessoas com transtorno bipolar têm episódios recorrentes de depressão e mania ao longo de suas vidas

Acesse o blog da Saúde

Em geral, as pessoas acreditam que os pacientes que sofrem com bipolaridade passam por episódios de alegria e tristeza. Na verdade, existem episódios diferentes, com sintomas diferentes, que podem ser encaixados no espectro bipolar.

  • Mania: A mania é um estado no qual a pessoa se encontra eufórica e mais irritadiça. Pode vir acompanhada de sintomas psicóticos e atrapalhar o dia a dia do paciente;
  • Hipomania: Caracterizada também pela euforia e irritação, porém não há a presença de sintomas psicóticos.
  • Depressão: Pode ser muito parecido com a depressão maior, na qual a pessoa sente uma tristeza profunda e sem motivo aparente, podendo incapacitá-la, ou pode ser mais parecido com a distimia, tipo de depressão no qual o paciente sente uma tristeza crônica, mas não o impossibilita de realizar suas atividades habituais, mesmo que não veja sentido para tal.

Não há necessariamente um padrão, pois algumas pessoas podem ter mais episódios de hipomania do que mania propriamente dita, outros encaram episódios de distimia ao invés de depressão e outros podem nunca experienciar a mania completa.

Entre as doenças mentais, a depressão bipolar é a que mais causa morte por suicídio. Um estudo publicado no periódico Bipolar Disorders, feito ao longo de 18 meses, apontou que 19,9% dos bipolares tentaram suicídio enquanto a taxa foi de 9,5% entre os que tinham depressão maior (muito grave).


Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comment

facebook